Cabelos: verdades x mitos

Muitas são as nossas dúvidas no trato diário com os fios. Vamos desvendar alguns mitos sobre os cuidados com o cabelo? Confiram:




1- Stress pode causar queda de cabelo

Verdade. É normal que uma mulher perca entre 50 e 80 fios de cabelo por dia. Além disso, os movimentos ao prender e pentear o cabelo causam a quebra dos fios e mais queda, podendo chegar a 300 fios diários. Entretanto, uma vida muito estressante pode duplicar ou triplicar estes números normais, que o organismo não consegue repor nos mesmos níveis rapidamente.  Se o problema persistir, é importante encontrar um médico e tratamento. 

2-Shampoo anti-resíduos é melhor porque limpa mais

Mito. O shampoo anti-resíduos possui pH alto, que serve para abrir bastante as cutículas para poder limpar bem. Se você tem cabelos secos, ele vai ressecar ainda mais seus fios. Quem usa coloração ou tratamento químico, esse shampoo pode ainda diminuir o tempo de fixação dos produtos. O ideal seria usá-lo uma vez a cada 15 dias, ou ainda, 1 vês no mês.

3- É importante mudar o shampoo e o condicionar com frequência pois o cabelo se acostuma

Mito. Na verdade, muitos especialistas ainda discutem essa afirmação. Não é que o produto deixe de fazer efeito porque o cabelo se "acostumou'. Se você começou a usar um produto que parecia ser incrível, mas depois o resultado deixou de agradar, talvez seja você que tenha se acostumado a ver o cabelo daquela forma. No entanto, é interessante fazer um revezamento entre produtos indicados para o seu cabelo pois você estaria proporcionando aos fios ingredientes diferentes a cada momento.

4- Cortar o cabelo fortalece o fio e desenvolve o crescimento.

Mito. Cortar os cabelos acaba com as pontas duplas e ressecadas deixando o cabelo mais forte e bonito sim, mas não é que acelere o crescimento. Para que os fios cresçam mais rápido eles precisam estar bem nutridos.

5- Faz mal lavar os cabelos todos os dias

Mito. Lavar o cabelo todos os dias ou não depende mais do seu tipo de cabelo. Um cabelo muito oleoso deve ser lavado todos os dias, sem dúvida. Enquanto os cabelos secos precisam de menos lavagens.

6- Água fria faz bem aos cabelos.

Verdade. A água quente deixa o fio mais propenso a queda, por isso o ideal é o uso da água fria ou em temperatura normal.

7- Deixar a hidratação mais tempo no cabelo hidrata  melhor

Segundo os profissionais, a hidratação deve passar de 15 à 20 minutos no cabelo, tempo suficiente para absorção de nutrientes. O ideal é seguir o tempo indicado na embalagem do produto.


Veja também: 
05 dicas para o cabelo crescer mais rápido
Hidratação do açúcar




4 comentários:

  1. Jesus! Eu perco muitos fios por dia! Já tô assustada. Sou bem estressada, tenho que melhorar isso senão fico careca! Post super útil!!!

    ResponderExcluir
  2. É bem normal Barbara
    Procura uns produtos específicos pra nutrir o cabelo e se não passar é legal consultar um especialista.
    Essa vida de estudante é de cair os cabelos mesmo! hahaha
    Bjoo

    ResponderExcluir