A onda dos cachos: o que acha de assumir os seus?

Num mundo onde o cabelo liso ainda impera algumas garotas estão dando um show de  beleza e atitude abandonando a escravidão da progressiva/chapinha e assumindo suas ondas e cachinhos.

Pensando nisso, nós tivemos a idéia de convidar algumas meninas que nós conhecemos para contar o seu testemunho de como foi a transição, quando elas decidiram que queriam largar a progressiva, quais os cuidados e produtos que elas indicam e etc.

Nossa primeira cacheada assumida é a Vitória, vale à pena ler:




"Pra começar preciso dizer que não lembro como é o meu cabelo natural e isso é meio assustador. Comecei a fazer relaxamentos na pré-adolescência, lá pelos 12 anos. Minha mãe fazia, minhas tias faziam, por que não eu?
Nessa época eu não sabia cuidar do meu cabelo e acabava usando ele sempre preso e com uma faixa pra esconder o coitado. Sempre detestei o volume e aos 15 anos fiz minha primeira progressiva. Não alisou totalmente, ficou bem ressecado, mas eu continuei fazendo e essa etapa das escovas progressivas, inteligentes, definitivas durou até os meus 21 anos. Veja bem, eu tava feliz com meu cabelo alisado, de verdade. Eu detesto perder tempo me arrumando antes de sair de casa e o cabelo alisado me ajudava nisso: era só pentear e tava pronto. 
O que me fez querer meu cabelo de volta foi o fato de que ele tava sempre ressecado, cheio de pontas duplas e ele crescia muuuuuito rápido. Dois meses depois da selagem/progressiva ele já tava com a raíz super alta e o jeito era recorrer a chapinha. E taí uma coisa que eu odeeeeeeeeeio: fazer chapinha. Dá trabalho, quebra o cabelo e ainda tira o cheirinho bom de cabelo limpo, UÓ! Além disso, já tinha passado por vááários profissionais e perdi a conta das vezes que saí insatisfeita do salão. Teve cabelereiro que mudou de produto sem que eu soubesse e queimou meu cabelo (ainda tenho uma mecha semi-loira ridícula por causa do fdp), teve outra que usou uma química louca tão forte que arrebentou meu cabelo (antes de cortar, agora na transição, eu tinha uma franja na nuca hahaha trágico!) e por aí vai minha coleção de histórias trágicas.
Larguei a progressiva e passei a fazer só a selagem, porque as cabelereiras diziam que a dita cuja tratava o cabelo e não alisava muito. Sinceramente? Pra mim é a mesma coisa! Era uma escravidão, tinha que retocar pelo menos duas vezes por ano, eu heim! 
No fim das contas eu desisti da química. No começo dava pra disfarçar as áreas do cabelo com texturas diferentes (raiz cacheando e comprimento esticado). Eu usava alguns truques pra deixar o cabelo ondulado e mantinha ele comprido. Mas no mês passado eu tomei coragem e recorri à tesoura. Foi muito difícil ver meu cabelinho caindo no chão do salão! Nunca tive cabelo curto na vida! Mas eu sabia que esse era o único jeito de deixar meu cabelo natural de novo.
Comecei a procurar dicas na internet sobre como finalizar o cabelo, disfarçar as partes que ainda estão alisadas, - não entendo o porquê, mas o cabelo cresce num ritmo diferente em cada área da cabeça. A parte da frente do meu tá lisinha ainda e por baixo já tá toooodo cacheado – comprei produtos específicos, assisti vídeos, testei técnicas diferentes de finalização e aos poucos tô aprendendo a lidar com meu cabelo novo!
A Rayza Nicácio e Ana Lídia Lopes foram duas blogueiras que me inspiraram e me ajudaram e “me jogar” nesse projeto de ter os cachos de volta.
A transição é bem difícil, mas vale a pena! Só de passar a mão por dentro do cabelo e sentir os cachos super definidos, ver seu cabelo hidratado e com as pontas saudáveis já dá aquela força pra seguir em frente. 
As pessoas olham, criticam (ou elogiam, como se você não percebesse o olhar de desprezo, hahaha), algumas realmente acham que tá legal e te apoiam, mas o que importa é estar bem consigo e seguir sua própria vontade e não o que te impõem.
Hoje eu vejo muito as pessoas assumindo seus cachos (ou seu black) e falando sobre ditadura da chapinha, ditadura do alisamento e meu medo é que essas pessoas acabem instaurando a ditadura dos cachos, kkkk. Acredito que ninguém deve te dizer o que é melhor pra você, isso só você sabe. Nesse momento da minha vida eu quero meus cabelos naturais, mas um dia eu quis tê-los alisados e não me envergonho disso e nem me arrependo. Se você se ama com seu cabelo alisado: alise. Se você se ama com seu black power: se assuma. O importante é ser feliz!"


Obrigada Vitória pela atenção e a participação no Charmed, nós adoramos!

Quem mais ta nessa vibe de assumir os cachinhos? Contem pra gente ;D

5 comentários:

  1. Super me identifiquei com a história, tô na luta pra ter meus cachos de volta, tive que cortar bem curtinho, mas eles ja estão reaparecendo, é uma fase bem complicada, afinal não se sabe bem qual é a real textura do cabelo, mas cuidando direitinho da certo, parabéns vitória e as meninas do blog pela iniciativa, é uma ajuda gigante ver pessoas que estão passando ou já passaram pela mesma situação, afinal é bem difícil não desistir e alisar de novo, um super beijo... (jéssica)

    ResponderExcluir
  2. Meninaaas! Muito obrigada pelo convite! Foi uma honra participar e dividir minha história com as leitoras do Charmed.
    Pras cacheadas em transição: foooooooorça, meninas! Com paciência, cuidado e amor teremos cabelos dignos de comercial de shampoo! hahaha

    Beijoos :3

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS VITÓRIA PELA CORAGEM DE ASSUMIR SEUS CACHOS.EU AMEI SEU NOVO VISUAL ! PAULA CARVALHO

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Vitória!!! ABAIXO A DITADURA DA BELEZA!!!!
    O importante é se cuidar e ser bonita com o q temos... (Mary Carvalho)

    ResponderExcluir